APRENDEI DE MIM… E ENCONTRAREIS DESCANSO.

APRENDEI DE MIM… E ENCONTRAREIS DESCANSO.

Por Cláudia Mattos.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e meu fardo é leve.”  (Mateus 11: 28-30)

Deparei-me com o entendimento deste texto já com quase quarenta anos, quando uma amiga, após eu mencionar que estava cansada, me falou que Jesus me convidava a deixar sobre Ele o meu jugo, mas frisou o restante do verso que dizia: “…. e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração”.

Pois bem, atualmente percebo que aprender não é uma atitude muito agradável para as pessoas. Parece que todos querem conquistar alguma coisa pelo método mais fácil, sem precisar aprender. Querem colher daquilo que não plantam. Usufruir daquilo que não conquistaram. Querem ser abençoados sem serem bênçãos. E muitos nem oram por si próprios, mas depositam essa responsabilidade nas mãos das “mulheres e homens de oração”.

Nós queremos que nossas cargas sejam aliviadas. Queremos ver nossos problemas serem solucionados. E isto tudo sem que seja preciso darmos um passo para resolvê-los. Sem que seja preciso que aprendamos o que é preciso ser aprendido. Queremos ver as situações serem resolvidas sem perguntarmos que aprendizado podemos tirar delas. Queremos o alívio, contudo fugimos do aprendizado.

Imagino o quanto Moisés tenha sido um bom aluno. Ele desfrutava momentos na presença de Deus e aprendia o que era preciso para continuar sua missão na terra. Aquele mencionou em Salmos 90:12 “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.” Ora, quem pede para ser ensinado está disposto a sentar e a ouvir o que o mestre tem para ensinar. E foi isso que aconteceu com Moisés. Ele fez de Deus seu Professor! Então pode olhar para trás, contar seus dias   e perceber que alcançou um coração sábio.

Quando tivermos um coração sábio, cheio dos aprendizados do Pai, teremos condições de passarmos pelas adversidades da vida sem que estas venham a nos adoecer.

Aprender é uma questão de relacionamento entre aluno e professor. É preciso que haja disponibilidade de tempo para que ambos se conheçam e troquem informações necessárias. Creio que é este tipo de relacionamento que deveríamos ter com Jesus. Aprender com ele na intimidade e aproveitarmos que, quando estamos só, a aula será dada exclusiva para as nossas necessidades. Jesus tratará das nossas deficiências em particular. Teremos a chance de falarmos sobre os nossos fardos e trocarmos com Ele por fardos mais leves.

Estamos necessitados de encontrar descanso para nossas almas? Então é preciso estreitar relacionamento com o Mestre Jesus, que é manso e humilde de coração, e aprender com Ele os ensinamentos que nos darão sabedoria, a qual nos ajudará a transpormos as adversidades da vida.

Aprendei….. e encontrareis descanso…..

 

(Texto produzido por aluna da EBD – Ministério de Educação Cristã – Projeto Mecriativo)

 

Deixe uma resposta